relatório qualidade da água
1. INTRODUÇÃO
A qualidade da água pode ser representada através de diversos parâmetros, entre eles estão inseridos os parâmetros físicos como cor, turbidez e série de sólidos. Cor ou cor verdadeira é causada devido os sólidos dissolvidos, de origem predominantemente orgânica e dimensão inferior a 10 um, relacionando-se com a concentração de carbono orgânico presente no ambiente aquático.
Pode ser também resultado da presença de compostos de ferro e manganês ou do lançamento de diversos tipos de resíduos industriais. Os compostos orgânicos que conferem cor as águas naturais são provenientes de duas fontes: 1. Da decomposição de matérias orgânica de origem vegetal e do metabolismo de microrganismos presentes no solo. 2. Descargas de efluentes domésticos ou industriais.
Para efeito de caracterização de águas de abastecimento, distingue-se a cor aparente, na qual se consideram as partículas suspensas, da cor verdadeira. Do ponto de vista natural a cor não representa riscos diretos a saúde. A importância da cor como parâmetro de qualidade de água adquiriu maior evidência após a confirmação que a cloração da água contendo matéria orgânica dissolvida responsável pela cor pode gerar produtos potencialmente cancerígenos, os chamados trihalometanos. A portaria 2914 de 2011 do ministério da saúde, estabeleceu um valor máximo permitido de cor aparente, 15 uH (unidade de Hazen).
Turbidez e os sólidos suspensos referem-se a concentração de partículas suspensas e coloidais presentes na massa líquida e apresentam significados semelhantes em temos de qualidade de água. Turbidez é o grau de interferência da presença da luz através da água. É tudo que impede a passagem de luz, prejudicando a fotossíntese. Tem origem natural da dissolução de rochas, argila, silte, algas e outros microrganismos e origem antropogênica dos despejos 2 domésticos, industriais, microrganismos e erosão. A