Relatório turbidímetro
Metrologia
Gabriela Rodrigues de Oliveira nº 07 Gustavo Soares da Costa nº 11 Jéssica Maria Pandaggis Galvão nº 13
4º módulo do curso Técnico em Química
Orientador: Paulo Arthur
Data da Realização: 02/09/2013
Data de Entrega: 16/09/2013
TATUÍ – 2013
Sumário
Sumário 2
Introdução 3
Objetivo 6
Materiais e Reagentes 6
Procedimento Experimental 6
Análise dos Resultados 6
Conclusão 6
Bibliografia 7
Introdução
A turbidez é a medida da dificuldade de um feixe de luz atravessar uma certa quantidade de água, conferindo uma aparência turva à mesma. Essa medição é feita com o turbidímetro ou nefelômetro, que compara o espalhamento de um feixe de luz ao passar pela amostra, com o de um feixe de igual intensidade, ao passar por uma suspensão padrão. Quanto maior o espalhamento, maior será a turbidez.
DEFINIÇÃO:
1- Característica física da água, decorrente da presença de substâncias em suspensão, ou seja, sólidos suspensos, finamente divididos ou em estado coloidal, e de organismos microscópicos.
2- Medida da redução de transparência. Em meteorologia indica qualquer condição da atmosfera, que resulte na redução de sua transparência à luz, excluindo-se a presença de nuvens. (NBR 9896/1993). O tamanho das partículas em suspensão varia desde grosseiro ao colóide, dependendo do grau de turbulência. A presença destas partículas provoca a dispersão e a absorção da luz, deixando a água com aparência nebulosa, esteticamente indesejável e potencialmente perigosa. Atualmente não se utiliza a unidade de turbidez em mg/l de sílica, como uma relação entre a turbidez e o peso da matéria em suspensão, pois, quanto mais subdividida uma quantidade de determinada substância maior será a turbidez. A determinação da turbidez é fundamentada no método de Jackson, que determina qual a profundidade que pode ser vista a imagem, chamada de “imagem de vela”, através da água colocada em um tubo de vidro.