Aula prática de bromatologia
Durante a visita pudemos observar a estrutura do laboratório, os seus equipamentos, além da realização de alguns procedimentos comuns à sua rotina de análises.
Equipamentos observados:
Liofilizador: equipamento que promove dessecação de produtos congelados, geralmente alimentos, submetendo-os a um aumento gradativo de temperatura, no vácuo, fazendo com que a água, presente no alimento, que está no estado sólido, passe diretamente para o estado gasoso, deixando o alimento desidratado.
Estufa: equipamento que tem por objetivo acumular e conter o calor no seu interior, mantendo assim uma temperatura maior no seu interior que ao seu redor. Podem ser utilizadas para diversas finalidades, dentre elas a de desidratar alimentos por meio do calor. Sendo que para isso faz-se necessário um sistema de ventilação que permita da saída da umidade.
Banho Maria: equipamento que permite aquecer de indiretamente de modo lento e uniforme qualquer substância. Utilizando a técnica de imersão da substância que está e um recipiente, submergindo-o noutro, onde existe água a ferver. As substâncias nunca são submetidas a uma temperatura superior a 100 °C, no caso de utilização de água, pois a temperatura de ebulição em condições normais de temperatura e pressão é de mais ou menos 100 °C.
Cabine de Segurança: é um equipamento de proteção coletiva (EPC) em todos os laboratórios que tenham algum tipo de trabalho com manipulações de produtos químicos, tóxicos, vapores agressivos, partículas ou líquidos em quantidades e concentrações perigosas, prejudiciais para a saúde. Sua função é exaurir vapores, gases e fumos, mas serve também, como uma barreira física entre as reações químicas e o ambiente de laboratório, oferecendo assim uma