Psicologia Juridica
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DE AUDIÊNCIAS FORENSES
UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAI – UNIVAS
POUSO ALEGRE – MG
2013
PSICOLOGIA JURÍDICA
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DE AUDIÊNCIAS FORENSES
Relatório de observação de audiências para a disciplina de Psicologia Jurídica, ministrada pela professora Erika Maria Pannain Rezende Pereira.
UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAI – UNIVAS
POUSO ALEGRE – MG
2013
INTRODUÇÃO
Dentre os mais diversos ramos da Psicologia, um dos que mais cresceram nos últimos anos foi o da Psicologia Jurídica. Esse ramo da Psicologia é o que correlaciona com o Direito, tanto na teoria quanto na prática.
Inicialmente o psicólogo jurídico apenas atuava a formular laudos baseados em diagnósticos e testes psicológicos, como forma de fundamentar a tomada de decisões judiciais. Entretanto, com o passar do tempo, surgiram novas necessidades e formas de intervenção, visando o bem estar do indivíduo, focando a preservação da sua cidadania.
A partir dai, procederam-se as mais diversas intervenções, como elaboração pelos psicólogos de documentos técnicos para subsidiar decisões judiciais e de outros operadores do Direito, mediações, reuniões interdisciplinares, grupos de pais e de adolescentes em conflito com a lei, de apenados em cumprimento de pena e envolvidos com dependência química, grupos de crianças e adolescentes abrigados, orientação a familiares de apenados, dentre outras atividades.
Proposta que exigiu a atuação interdisciplinar de promotores, advogados, psiquiatras forenses, psicólogos forenses e magistrados, em decorrência do caráter interdisciplinar e indissociável em que se lançaram as áreas.
Justificando-se o presente trabalho pela necessidade de um estudo mais apurado no que tange a interdisciplinaridade na interface da Psicologia Jurídica