Filosofia da Ciência
LICENCIATURA EM INFORMÁTICA
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
FILOSOFIA DA CIÊNCIA
MANAUS-AM
2010
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
LICENCIATURA EM INFORMATICA
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Professora: Rosana Schereder
Equipe: Aline
Lairton
Mylena Louise
Nayara Kethlen
Turma: LIN_T01
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Neste trabalho falaremos sobre assuntos relacionados a Filosofia da Ciência. Conceitos sobre a ciência, o que ela vem a ser para a filosofia, tipos de ciência, mudanças cientificas, ciência na historia, Teoria de Darwin. Tentaremos ser o mais claro possível.
FILOSOFIA DA CIÊNCIA
1. O senso comum Nossos saberes cotidianos é que caracterizam senso comum. O senso comum descreve as crenças e proposições que a aparecem normal, sem depender de uma investigação detalhada para alcançar verdades mais profundas como a científica. Quando alguém reclama de dores no fígado, esta pessoa pode fazer um Chá de boldo que já era usado pelos avós de nossos avós. Ou seja o senso comum que nos permite sentir uma realidade menos detalhada, menos profunda e imediata e vai do hábito de realizar um comportamento até a tradição que, quando instalada, passa de geraçã para geração.
1.1 A Atitude Cientifica
A ciência desconfia da verdade de nossas certezas, de nossa aceitação imediata das coisas, da falta de crítica e de curiosidade.
Por isso, onde vemos coisas, fatos e acontecimentos, a atitude científica vê-se problemas e obstáculos, aparências que precisam ser explicadas e, em certos casos, afastadas.
Em todos os aspectos podemos dizer que a atitude científica se opõe as características do senso comum.
Pois ele é objetivo, ou seja: ele procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas.
É homogêneo, isto é, busca as leis gerais de funcionamento dos fenômenos que são as mesmas