mestre
Applying sugar cane pulp ashes as filler to asphalt concrete
Cláudio Luiz Dias Leal*
Protasio Ferreira e Castro**
A geração, o manuseio e o armazenamento seguro de resíduos sólidos têm se tornado uma grande preocupação no Brasil. O principal objetivo desse estudo foi investigar a potencialidade do uso da cinza do bagaço de cana de açúcar como fíler em misturas asfálticas. O comportamento das misturas foi caracterizado por meio de um programa experimental utilizando diferentes teores de resíduo e os ensaios de estabilidade Marshall, tração indireta, módulo de resiliência e velocidade do pulso ultra-sônico. A análise estatística aplicada aos resultados dos ensaios mostrou que a cinza do bagaço de cana pode ser usada como fíler em misturas betuminosas.
The generation, handling and safe disposal of solid wastes has become a major concern in
Brazil. The primary objective of this study was to investigate the feasibility of using sugar cane pulp ashes as filler to asphalt mixtures. The mixture’s behavior was characterized through an experimental program consisting of different industrial waste content and several test methods:
Marshall stability, diametral indirect tensile test, resilient modulus and ultrasonic pulse velocity.
Statistical analyses applied to the test results showed that sugar cane pulp ashes can be used as filler in bituminous mixes.
Palavras chave: Cinza do bagaço de canade-açúcar. Módulo de resiliência. Concreto asfáltico. Fíler.
Key words: Sugar cane pulp ashes. Resilient modulus. Asphalt concrete. Filler.
1 Introdução
O mau estado das rodovias brasileiras aumenta significativamente o custo de produtos nacionais, fazendo com que o país perca competitividade no mercado internacional. A busca por novos materiais, técnicas de projeto e construção é fundamental para melhorar o desempenho das rodovias, em resposta ao aumento do