Reiki
Etimologia
Reiki é uma palavra de origem japonesa composta por duas sílabas:
Origem
Reiki foi desenvolvido pelo Doutor Usui, professor e monge japonês no final do século passado, pioneiro na técnica do Reiki. Dispensou vários anos da sua vida a estudar esta terapia, na Índia, Japão e Tibete, de forma a aperfeiçoá-la, por meio de meditação.
Definição
Reiki é um método terapêutico baseado na transferência de energia vital universal através de uma técnica de “imposição de mãos” que activa, restaura e reequilibra a energia do receptor, harmonizando o corpo, a mente e o espírito. Esta terapia pode ser utilizada em qualquer lugar ou situação. Ainda assim, é um método de cura natural e que tem que ser realizada diariamente e/ou frequentemente em colaboração com outras terapias ou outras medicinas, libertando, deste modo, energias bloqueadas em todos os níveis: físico, emocional, mental e espiritual que contribuem para o crescimento pessoal.
Durante uma sessão de Reiki, o terapeuta capta esta energia e transmite-a ao paciente, eliminando os seus bloqueios energéticos, equilibrando e vitalizando a sua energia. É uma técnica que procura proporcionar paz, bem-estar e equilíbrio, dissolvendo bloqueios emocionais, reforçando e restabelecendo os circuitos normais da energia, facilitando assim o fluxo da força vital necessária ao reequilíbrio do organismo.
Existem vários tipos de Reiki, entre eles: Tradicional, Karuna, Aplicado e Kármico.
Princípios
Dr. Usui apercebeu-se que os pobres de que tinha tratado tinham voltado a viver na rua e não tinham conseguido libertar-se do vício de pedir. Assim sendo, concluiu que não basta curar o físico, quando a mente ainda retém vícios. Daí acreditava que uma atitude mental positiva, era um factor fundamental na auto-cura e, ainda, que a capacidade da pessoa se libertar a si mesma de preocupações, era o primeiro passo para se limpar a mente. Daí ter surgido 5 princípios:
今日たけは
怒るな
心配すな
感謝して
業をはけめ
人に親切に
Kyo dake wa