Quem é o mestre ?
Atividade : 01. Quem é o mestre ?
“Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende”.
A frase é de Guimarães Rosa, que Nóvoa termina o seu texto, e nos remete a reflexão de uma outra frase, esta de Nóvoa “A pedagogia foi inventada num tempo em que a maioria das pessoas vivia no campo e os professores estavam muitas vezes sozinhos em meios pouco escolarizados. Hoje, a grande maioria das crianças vive nas cidades, onde existem inúmeras entidades que devem, também elas, cumprir as suas obrigações em matéria de educação e cultura. O mais fácil é enviar tudo para dentro das escolas, mas o resultado será sempre uma instituição confusa e desgovernada”.
Inicialmente falaremos da instituição familiar, como célula mater da sociedade, aonde o individuo receberia, as primeiras lições de educação, comportamento, respeito não só aos mais velhos, mas respeitar todos para ser respeitado, exemplo de vida que deveria receber dos pais, porém que pais? Estes ausentes, preocupados no prover, mas egoístas em estar presente na vida dos filhos. Quando adultos, repetirão o mesmo? Creio que sim.
A outra instituição é a igreja, que no passado servia também para conter o ímpeto de sair por ai bagunçando, pois pregava que tudo era pecado, hoje a preocupação pelo homem foi substituída pelo dinheiro, e a liberdade esta mais para libertinagem.
Este é o ser que o professor recebe na sala de aula, e se for ensinar algo para ele , “ O que vale a pena ser ensinado?, segundo Olivier Reboul: vale a pena ser ensinado tudo o que “une” e “liberta” simultaneamente . “ A união se refere a integração, mas como integrar uma pessoa que se isola cada dia mais, com seus “joguinhos” eletrônicos, que atinge os pequenos com videogames, na maioria agressivos, objetivando unicamente matar, quanto mais melhor, mais pontos, e se avançam nas fases, consagram-se campeões em matar.... Depois de adultos, são atraídos por relacionamentos virtuais, criando personagens de ficção, etc.