Identificar valores democraticos
DR 1- Liberdade e Responsabilidade pessoal
- Interrompi os meus estudos estava a frequentar o 11º ano, estava no ano de 1982 a minha motivação estava em baixa, nas disciplinas que estavam relacionadas com a área de electrotecnia corria bem as restantes não me cativavam. Na época ao acabar o secundário não tínhamos curso algum, restava-nos o superior, mas eu não estava virado para isso, queria trabalhar para orientar a minha vida. O deixar de estudar precipitou-se devido ao falecimento do meu Pai, foi uma decisão tomada com convicção, tinha consciência das dificuldades que ia enfrentar, mas não tive receio, iniciei a minha vida profissional como canalizador-electricista, como frequentei a área de electrotecnia não tive grandes dificuldades. No ano seguinte dei outro passo, casei já lá vão 27 anos e não dou por perdidos estes anos, não me arrependo de nada do que fiz, hoje as oportunidades de formação são mais diversificadas do que na época.
Nestes anos de casamento sempre ouve partilha em todas as situações no seio da nossa família, a gestão do orçamento, tratar dos filhos e são três, educação, casa, tudo o que fizemos e fazemos é objecto de muita ponderação e dialogo entre nos, fomos sempre unos neste tema e nunca ocultamos os problemas e as dificuldades aos nossos filhos, fazemo-los ver que nem sempre podemos comprar aquilo que eles querem. No ano a seguir ao casamento fui cumprir o serviço militar, a minha mulher não tinha emprego, fazia umas limpezas e eu quando vinha de fim-de-semana ia trabalhar, foram 18 meses passados com alguma dificuldade, mas que conseguimos geri-los.
-Responsabilidade cívica, a minha educação foi sempre dirigida para o respeito pelo próximo, sempre respeitei para ser respeitado, sempre dei ouvidos as pessoas mais velhas, mesmo não concordando com certos pontos de vista, mas respeitando a sua opinião. Utilizo os espaços públicos com a maior responsabilidade porque sei que também sou responsável pela existência