Ozonio
O ozônio da troposfera é o resultado da poluição do ar de motores de combustão interna e usinas geradoras de energia, provoca problemas respiratórios se inalado diretamente e contribui para o efeito estufa. O escapamento dos automóveis e as emissões industriais liberam uma gama de gases de óxido nitroso (NOx) e compostos orgânicos voláteis (VOC), se combinam com oxigênio e formam o ozônio Na estratosfera atua como protetor da vida: forma uma camada que age como um filtro, impedindo a passagem de parte das radiações ultravioleta do sol.
O ozônio da troposfera aumenta durante o verão nos hemisférios norte e sul quando o clima está quente. O maior índice de ozônio da troposfera pode ser observado durante o verão no hemisfério norte.
Embora a poluição por ozônio seja formada principalmente nas áreas urbanas, ela também espalha-se pelas áreas rurais, carregada pelo vento ou formada pelos carros e caminhões que trafegam nestas áreas. Podem ser detectados níveis significativos de ozônio em áreas rurais a uma distância de 150 km das zonas industriais urbanas.
A Camada de Ozônio é essencial, funciona como um filtro das radiações solares, impedindo que cheguem à superfície grandes quantidades de raios ultravioletas B, causadores de sérios prejuízos à saúde humana e ao equilíbrio de ecossistemas.
O ozônio doa, com facilidade, moléculas de oxigênio para espécies de radicais livres como o nitrogênio, hidrogênio, bromo e cloro. Esses compostos ocorrem naturalmente na estratosfera a partir de fontes como o solo, vapores d'água e oceanos. (equação) algumas substâncias químicas contendo Cloro (Cl) e Bromo (Br) produzidas pelo homem e liberadas para a atmosfera - em particular os clorofluorcarbonos (CFCs), reagem com o ozônio (O3) estratosférico contribuindo para o seu