ozônio
Ozônio
Nome: Daniel de Sousa Abreu
Turma: 9° ano ‘A’
Disciplina: Ciências
Profª Janete
Introdução
Este trabalho tem como objetivo discutir sobre o ozônio. Os seguintes pontos serão abordados: o que é o ozônio, formação sintética e natural, sua ocorrência na natureza, funções desempenhadas, utilidades, camada de ozônio e sua destruição, ozônio como poluente e seus pontos positivos e negativos. Isso em uma linguagem clara, objetiva e de fácil entendimento.
Ozônio
O ozônio (O3) é um gás instável, sendo uma forma alotrópica do oxigênio. Ele é formado por três átomos de oxigênio ligados por ligações covalentes duplas e dativas. Apresenta cor azulada e forma a camada de ozônio (muito importante para a manutenção da vida, pois retém grande parte da radiação violeta proveniente do sol).
Formação
O ozônio pode se formar de forma natural e sintética. Naturalmente se obtém o ozônio através de tempestades com tormentas elétricas e com a exposição de oxigênio a radiação solar, onde os raios ultravioletas rompem as moléculas de oxigênio, assim os átomos de oxigênio livres combinam-se com outras moléculas de oxigênio formando o ozônio, esse processo pode ser acelerado com o auxilio de catalizadores como óxido e dióxido de nitrogênio. De forma artificial pode-se formar ozônio através do gerador de ozônio, que basicamente consiste em um tubo, onde se concentra o oxigênio e passa-se uma descarga de alta tensão que transforma o oxigênio em ozônio.
Ocorrência
O ozônio é naturalmente encontrado na atmosfera. Cerca de 10% do ozônio é encontrado na troposfera, camada atmosférica mais próxima da Terra(entre 10 e 16 km de altitude). Os outros 90% são encontrados na estratosfera, com maior concentração na “camada de ozônio” ou “ozonosfera”.
Função
O ozônio presente na estratosfera cumpre uma importante função: retém cerca de 95% da radiação ultravioleta vinda do Sol.