Estudo de caso - RH
Estudo de Caso
Sorocaba – SP
2013
INTRODUÇÃO
Este projeto foi realizado com o intuito de auxiliar a Metalúrgica Santa Efigênia (MESAFI) a estruturar a empresa desde a parte de descrição, análise de cargos, remuneração à medicina e segurança do trabalho. Baseado nisso elaboramos um projeto de pesquisa onde apontamos soluções para os erros encontrados.
1. ANÁLISE E DESCRIÇÃO DE CARGOS
A análise de cargos é o passo inicial para que se possa formular um Plano de cargos e Salários, pois dele resulta a descrição de cargos.
“Para analisar os cargos, duas etapas são necessárias: coleta de dados e descrição e especificação dos cargos” (PONTES, 2006, p. 50). Ou seja, a coleta de dados é a forma de buscar informações sobre os funcionários presente na empresa, através do método de entrevista, questionário, e método misto. “Elaborar descrições completas de cargo não é tarefa fácil. Ao contrário, existe muito racioncínio e, sobre tudo, método”. (PASCHOAL, 1998, p. 31). A descrição e especificação é o conteúdo de cada cargo, ou seja, a empresa deve elaborar de forma objetiva e clara as tarefas a serem realizados pelos integrantes da organização. Para a empresa a análise e descrição de cargos têm como principal objetivo analisar as competências técnicas, ou seja, avaliar o saber fazer dos colaboradores e seus respectivos comportamentos dentro da empresa.
2. PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS
O plano de descrição de cargos e salários é estruturado em cinco etapas fundamentais, sendo elas:
1. Descrição e Análise de cargos
2. Avaliação de cargo
3. Pesquisa salarial
4. Estrutura Salarial
5. Política Salarial
A avaliação de cargo tem o intuito de estruturar os cargos em nível hierárquico, determinando o valor de cada cargo. Na Pesquisa Salarial é feita uma coleta de informações entre diversas empresas do mesmo ramo, com o objetivo de apresentar os valores, de benefícios e de remuneração