ozonio
Ozônio é um gás (composto molecular de fórmula O3 ), formado a partir do rompimento das moléculas de oxigênio pela ação da radiação ultravioleta do Sol. Nesta situação, os átomos separados combinam-se com outras moléculas de oxigênio, formando assim o ozônio. Inicialmente, seu uso se deu em processos de purificação da água. Em 1982, o ozônio foi declarado pelo FDA (Food and Drug Administration) como uma substância reconhecidamente segura com uso permitido apenas como sanificante para água engarrafada. Alguns anos mais tarde, sua utilização foi extendida aos alimentos. Atualmente, o ozônio vem ganhando destaque na sanificação de alimentos em substituição ao cloro, já que este apresenta problemas de contaminação ambiental e ocupacional, devido a formação de subprodutos altamente tóxicos e cancerígenos. Entretanto, para que esta substituição ocorra de forma segura sob o ponto de vista microbiológico, econômico e de saúde são necessários estudos adicionais.
Vapor de ozonio
A solubilidade do ozônio em água não ocorre completamente e depende de fatores como pressão parcial e temperatura, pureza da água; na medida em que a presença de minerais e matéria orgânica pode exercer a função de catalizadores do o Vapor de Ozônio.
O Ozônio (O3) é uma forma alotrópica do oxigênio (O2), encontrado na natureza nas camadas mais altas da atmosfera, sendo o responsável pela limitação da incidência de raios ultravioletas na superfície de nosso planeta. Em níveis terapêuticos, é obtido pela irradiação do oxigênio contido no vapor d´água com raios ultravioleta gerados por uma pequena lâmpada especial.
A utilização do vapor de ozônio nos dias atuais tem sua origem nos banhos de vapor ou sauna desenvolvidos por nossos antepassados, e ficaram conhecidos nos mais variados pontos do planeta como um excelente método para a desintoxicação e limpeza do organismo. O desenvolvimento de um equipamento para aplicação de vapor de ozônio se deu como um aprimoramento