Identidade e educação
ACADÊMICOS: MARIA ANGÉLICA DE LIMA BELÚCIO
Belém-Pará
2010
-------------------------------------------------
Resenha apresentada ao Curso de Especialização Lato Sensu em Relações Raciais para o Ensino Fundamental, como exigência parcial na disciplina Identidade -UFPA
Belém-Pará
2010
BIBLIOGRAFIA
Silva,Tomaz Tadeu da.A produção social da identidade e da diferença.In:____(Org.) Identidade e diferença:a perspectiva dos Estudos Culturais.3Ed. Petrópolis,Vozes,2004.p.73-101.
SOBRE O AUTOR
Tomaz Tadeu da Silva é Ph. D. pela Stanford University (1984). Atualmente é professor colaborador do Programa em Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seu último (2007) trabalho publicado é a tradução da Ética, de Spinoza (Autêntica). Publicou mais de 30 artigos em periódicos especializados, 30 capítulos de livros e 25 livros. Atua na área de educação, com ênfase em Teoria do Currículo. Em seu currículo Lattes, os termos mais freqüentes na contextualizacao da produção científica são: currículo, diferença, Deleuze, Foucault, neoliberalismo, Estudos Culturais, identidade e pós-modernismo.
A PRODUÇÃO SOCIAL DA IDENTIDADE E DA DIFERENÇA
O autor coloca em discussão a ausência de uma teoria da identidade e da diferença sendo sempre o tema abordado como conhecimento imbricado nas pedagogias oficiais e transversalizados nas disciplinas do Currículo. Tal ausência remete a uma posição liberal de “tolerância e respeito” a diversidade e a diferença que por sua vez remete a um trato diário de que é natural ignorar ou discriminar o diferente, ou que a construção identitária já faz parte da essência humana não havendo necessidade de intervenção pedagógica ou de uma discussão política e ou tomada de posição sobre a temática.
Aborda ainda que primeira vista, a definição de identidade parece fácil, a identidade é simplesmente aquilo que se é uma positividade,