Identidade do professor de educação infantil
Marielita Barbosa do Nascimento Mota *
RESUMO: Esse artigo tem por objetivo apresentar discussão sobre a identidade do profissional de educação como essa identidade se constitui na história individual, formação e todo contexto social e cultural evidenciados na experiência profissional; como também analisar a relação família-escola. Fazendo-se necessário pontuar alguns significados sobre a educação que consiste no ato de educar e cuidar que nada mais é que educação de crianças de zero a seis anos, a partir dos princípios morais, esses aliados ao limite e a liberdade, que servirão como estruturas para novas descobertas.
PALAVRAS-CHAVES: Identidade, cuidar, educar, infância, instituição e família.
1- Introdução
O momento atual requer profissionais competentes, tanto em termo de título como em prática, sejam convidados a contribuir prática, teoria e ética nos espaços de educação infantil. Isso requer certamente, que o educador esteja atento, aberto e participe a todas e quaisquer oportunidade que nos levem a ascender tanto no plano pessoal, profissional, social quanto humano de sua atuação nas Instituições de educação infantil.
Ao retratar o cuidado na Educação Infantil se faz necessário buscar a trajetória da infância brasileira através do século da criança como sujeito social de direito e atuação do trabalho pedagógico, quando se propõe a trabalhar com crianças bem pequenas.
Parece óbvio dizer que a educação da criança não foi sempre igual, até porque a própria forma de ser criança, a “infância”, não é única e estável, sofre permanentes, mudanças relacionadas à inserção, concreta da criança no meio social.
Estes processos resultam em transformações também no âmbito conceitual que a sociedade constrói, a cerca da responsabilidade sobre a construção de novos sujeitos.
2- Identidade do Profissional de Educação Infantil.
Compreender a identidade profissional do professor está diretamente ligado a