Hospital
SANTOS
2009
ÉRICA FERREIRA MACHADO RA:612593-0
MICHELLE MACHADO GOMES RA:571749-3
PLANEJAMENTO DE CARDÁPIO PARA IDOSO
SANTOS
2009
INTRODUÇÃO
1.INTRODUÇÃO
2. DADOS PESSOAIS
3. DIAGNÓSTICO NUTRICIONAL
4. CÁLCULOS NUTRICIONAIS
5. RECORDATÓRIO 24 HORAS
6. SUGESTÃO DE CARDÁPIO
7. CONCLUSÃO
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. INTRODUÇÃO
O envelhecimento é um processo normal,associada a sucessivas perdas de funções decorrentes do declínio do ritmo biológico (ESPERANÇA;GALISA,2008).
O envelhecimento possui certas características , como a dentição ,que nesta fase da vida já não têm todos os dentes e próteses , que podem ser defeituosas ou inadaptadas,dificultando a mastigação ,agravada pela redução do débito salivar , limitando sua dieta a alimentos de consistência branda(ESPERANÇA;GALISA,2008).
Os hábitos alimentares do idoso constituem um dos maiores obstáculos às dietas adequadas ,já que o padrão dietético do idoso já está bem estabelecido ,sendo difícil modificá-lo (ESPERANÇA;GALISA,2008).
A senescência resulta do somatório de alterações orgânicas, funcionais e psicológicas do envelhecimento normal, enquanto a senilidade é caracterizada por afecções que freqüentemente acometem os indivíduos idosos (CARDOSO, 2009). Ocorrem modificações anatômicas na coluna vertebral, que causam redução na estatura, aproximadamente 1 a 3 cm a cada década. Após os 50 anos de idade inicia-se a atrofia óssea, ou seja, a perda de massa óssea que poderá levar a fraturas. A cartilagem articular torna-se menos resistente e menos estável sofrendo um processo degenerativo. Ocorre diminuição lenta e progressiva da massa muscular, sendo o tecido gradativamente substituído por