hospital
Departamento de Saúde
Curso: Farmácia
PRINCÍPIOS DA INVESTIGAÇÃO EM SEGURANÇA DO PACIENTE/DOENTE: UMA VISÃO GERAL
Feira de Santana-BA
2014
Lilian Alves de Oliveira
PRINCÍPIOS DA INVESTIGAÇÃO EM SEGURANÇA DO PACIENTE/DOENTE: UMA VISÃO GERAL
Resumo apresentado à Universidade Estadual de Feira de Santana, como requisito de avaliação da disciplina Farmácia Hospitalar, no curso de Farmácia, sobre a orientação dos professores, Bruno Rodrigues Alencar, Elaine Alane Batista Cavalcante, e Luciane Cristina Feltrin de Oliveira.
Feira de Santana-BA
2014
RESUMO
Este resumo faz parte do curso introdutório sobre a Investigação em Segurança do Paciente/Doente. Na segunda sessão do curso são abordados os estudos descritivos e analíticos baseados na população, assim como alguns tipos de investigações e desenhos utilizados nos estudos, baseados na segurança do paciente. São analisados também alguns objetivos e componentes do ciclo da investigação para diferentes situações nas quais o paciente/doente está envolvido.
A segunda sessão do curso introdutório sobre a Investigação em Segurança do Paciente/Doente aborda os princípios da investigação em segurança do paciente/doente: visão geral. A autora desta sessão chama-se Mônica Martins, que é MPH e PhD. O objetivo principal desta sessão é focar na investigação em segurança do paciente/doente, tendo como pontos importantes medir o dano, compreender as causas, identificar as soluções, avaliar o impacto, e transpor a evidência em cuidados mais seguros, formando assim um ciclo da investigação. Baseado nas investigações em segurança do paciente/doente existe dois tipos de estudos usados para se avaliar essas investigações, sendo eles os estudos descritivo e analítico. O descritivo se baseia na descrição de um fenômeno em uma população específica ou de