Histórico de enfermagem
O exame físico não é considerado trabalho difícil
O histórico de enfermagem é o levantamento dos dados subjetivos e dos dados objetivos do paciente, para identificar seus problemas, tornando possível o desenvolvimento de todas as outras fases do processo de enfermagem. Sendo que seu preenchimento é uma atividade específica do enfermeiro, não podendo ser delegada a outros profissionais.
A coleta de dados é fundamental no processo de enfermagem, pois é, nesta fase que as habilidades, as opiniões e, sobretudo, o conhecimento do profissional enfermeiro influenciarão nas decisões a serem tornadas na elaboração do plano de cuidados.
Todo o planejamento do processo de assistência depende da objetividade, fidedignidade e abrangência com que os dados iniciais são coletados.
A entrevista é um processo intencional elaborado para permitir que a enfermeira e o paciente forneçam e obtenham informações. Para tanto, exige a capacidade de comunicação e interação ente os envolvidos, além de um planejamento prévio quanto local adequado, equipamento e impressos.
Para realização do exame físico o enfermeiro realizará as seguintes técnica: inspeção, ausculta, palpação e percussão, de forma criteriosa, efetuando o levantamento de dados sobre o estado de saúdo do paciente e anotações das anormalidades encontradas para validar as informações obtidas no histórico.
Mediante o crescente interesse dos enfermeiros em aplicar o processo de enfermagem em todas as suas fases, o exame físico tem ocupado lugar de destaque, por permitir que os enfermeiros conheçam as necessidades física, fisiológicas e psicológicas, permitindo a identificação dos diagnósticos de enfermagem.
O exame físico não é considerado trabalho difícil, embora requeira conhecimento, experiência e treinamento na interpretação dos sinais encontrados a fim de direcionar o processo de decisão do enfermeiro.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de