Henri wallon
Acadêmicos: Girlene Ribeiro
A influência de Henri Paul Hyacinthe Wallon na educação.
Artigo científico apresentado ao professor Tiago Modenesi, lecionador da cadeira História da Educação.
Jaboatão dos Guararapes ____/09/2014.
Henri Paul Hyacinthe Wallon nasceu na França, no dia 15 de junho de 1879 e morreu no dia 1 de dezembro de 1962, foi filósofo, psicólogo, médico e político. Era adepto das ideias explanadas por Karl Marx, e não escondia ser um Marxista convicto.
Tornou-se muito conhecido pelo trabalho científico, onde no qual dedicou sua vida ao ser humano, que desenvolvia acerca da Psicologia do Desenvolvimento, direcionado principalmente e quase que exclusivamente para infância, onde no qual assume uma postura fundada na interação, e por conta de sua militância política e de ser claramente marxista, também passou a ocupar cargos de alto escalão dentro do mundo universitário da França, sendo então, neste momento em que liderou uma notável e intensa atividade de pesquisa tornando-se um ícone e sendo tomado por referência por inúmeros acadêmicos.
Wallon através de suas pesquisas e estudos realizados tomando por base o ser humano em sua essência psicológica desenvolveu novos estudos e teorias que foram muito importantes e de uma benesse imensurável tanto para a psicologia quanto para a pedagogia. Por ter sido um homem de vida bem ativa ele iniciou seus estudos com a filosofia e logo após rumou em direção à medicina embreando-se posteriormente na ciência da psicologia.
A chamada Teoria do Desenvolvimento de Wallon tem por epicentro a psicogênese da pessoa, e vislumbra o estudo acerca do desenvolvimento do ser humano tomando por base sua genética através de uma análise comparativa.
Wallon entende que para que se obtenha o desenvolvimento é necessário que haja a completa integração entre dois sentidos, sendo estes, integração organismo-meio e a integração cognitiva afetiva