Henri Wallon
Henri Wallon tornou-se conhecido pelo seu trabalho cientifico sobre psicologia do desenvolvimento, voltado principalmente à infância. Ele afirma que o desenvolvimento se inicia antes mesmo do nascimento, que serão atribuídos ao carinho da mãe por saber e reconhecer os movimentos do bebe durante a gestação. Para ele é por meio das emoções que nos tornamos seres sociais.
Os estágios do desenvolvimento são: Impulsivo, Emocional, Motricidade, Personalismo, Categorial e Adolescência.
Impulsivo: E quando a criança começa a manifestar suas expressões emocionais
Motricidade: E quando a criança começa a andar, falar e explorar o mundo ao seu redor.
Personalismo: A criança passa a ser o foco de tudo, ocorre a formação da personalidade e autoconsciência e o surgimento de conflitos com ela mesmo e com os adultos; Predomínio de afetividade.
Categorial: Fase da inteligência. Desenvolvimento das capacidades de memoria e atenção e formação das categorias mentais. E também onde ocorre maior absorção intelectual da criança.
Adolescência: Onde começam as transformações físicas e psicológicas; e o desenvolvimento da sexualidade. Ocorre a busca da autoafirmação e do afeto.
Os estágios de desenvolvimento não se encerram na adolescência, o processo de aprendizagem, segundo Wallon, sempre implica na passagem por um novo estagio.
Wallon fundamentou seus pensamentos em quatro elementos que sempre se comunicam. A afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa.
Afetividade: Segundo o autor, enquanto a criança não possui o domínio da palavra, é o movimento afetivo que garante sua relação com o meio e com o mundo que a cerca. A emoção é a linguagem da criança.
Movimento: Ele acreditava que adaptando as escolas e salas de aula para que as crianças pudessem se movimentar mais, a aprendizagem teria mais qualidade e dinamismo.
Emoção: Para Wallon, as emoções têm origem ontogenética, isto é, são de caráter