henri wallon
DESENVOLVIMENTO:
Henri Wallon nasceu em Paris, em 1879. Licenciou-se em Filosofia em 1902 e pouco tempo depois, iniciou seus estudos em Medicina. Dali se dirigiu à Psicologia e depois à Psiquiatria Infantil. Seu espírito investigativo dirigiu seu interesse para crianças com anomalias motoras e mentais. Como médico participou da I Grande Guerra Mundial. Ao retornar para a vida civil, se dedicou à pesquisa e observação da criança em seu ambiente escolar.
Seu espírito inquieto e insatisfeito o conduz a ampliar as possibilidades de pesquisa. Por isso em 1925, criou um laboratório de psicologia biológica da criança. Ao longo de toda a vida, dedicou-se a conhecer a infância e os caminhos da inteligência nas crianças.
Militante de esquerda, participou das forças de resistência contra
Adolf Hitler e foi perseguido pela Gestapo (a polícia política nazista) durante a Segunda Guerra (1939-1945). Em 1948, lançou a revista Enfance, que serviria de plataforma de novas ideias no mundo da educação - e que rapidamente se transformou numa espécie de bíblia para pesquisadores e professores. A teoria do desenvolvimento cognitivo de Wallon é centrada na psicogênese da pessoa completa.Henri Wallon reconstruiu o seu modelo de análise ao pensar no desenvolvimento humano, estudando-o a partir do desenvolvimento psíquico da criança. Assim, o desenvolvimento da criança aparece descontínuo, marcado por contradições e conflitos, resultado da maturação e das condições ambientais, provocando alterações qualitativas no seu comportamento em geral.
A obra de Henri Wallon é perpassada pela idéia de que o processo de aprendizagem é dialético: não é adequado postular verdades absolutas, mas, sim, revitalizar direções e possibilidades.
Uma das consequências desta postura é a crítica às concepções reducionistas: Wallon propõe o estudo da pessoa completa, tanto em relação a seu caráter cognitivo quanto ao caráter afetivo e motor. Para Wallon, a