Hemofilia
Título: Hemofilia
A hemofilia é uma doença hemorrágica, hereditária que leva a alterações numa ou várias das proteínas do sangue envolvidas no processo de coagulação.
Existem dois tipos genéricos de hemofilia: a hemofilia A, ou clássica, e a B também conhecida por fator Christmas.
A doença surge devido à presença de um gene recessivo situado no cromossoma sexual X. Devido ao facto de ser um alelo recessivo, a sua expressão (ocorrência de hemofilia) nas mulheres só surge quando está presente em ambos os cromossomas X. No homem, que apenas tem um cromossoma X, sempre que o gene surja, a doença manifesta-se, motivo pelo qual esta anomalia surge com mais frequência no sexo masculino que no feminino, que pode ser portador sem apresentar a alteração da função de coagulação.
Devido à ausência, quantidade insuficiente ou mau funcionamento dos fatores de coagulação anteriormente mencionados, ocorrem hemorragias frequentes, de paragem lenta ou ausente.
A doença é incurável, mas o paciente pode desenvolver um ritmo de vida normal, graças à administração de concentrados de fatores de coagulação.
.
Título: Hemofilia
Tema: Sangue
Assunto: Doenças Relacionas Com o Sangue
Síntese/ Resumo:
Doença hereditária;
Existem dois tipos (hemofilia A e hemofilia B);
Surge devido a um gene recessivo no cromossoma X;
Aparece com mais frequência no sexo masculino;
Ocorrem hemorragias frequentes devido á insuficiências de fatores de coagulação; A doença é incurável mas há medicamentos que melhoram o nível de vida.
Fontes de consulta:
Hemofilia – Infopédia http://www.infopedia.pt/$hemofilia consultado dia 17 de setembro de 2014