ANÁLISE DO PLANO DE CONTAS E DEMONSTRAÇÕES DE RESULTADO
Balanço Patrimonial é a demonstração contábil usada para evidenciar, de forma qualitativa e quantitativa a posição patrimonial e financeira da empresa. É a principal demonstração financeira existente.
Suas contas devem ser classificadas de acordo com os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar a análise e o conhecimento da situação da empresa. É fomado pelo Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.
1. ATIVO Formado pelos bens, direitos e demais aplicações de recursos da empresa, com capacidade de gerar beneficios econômicos futuros. Todas as suas contas encontram-se discriminadas no lado esquerdo do Balanço Patrimonial, e classificadas de acordo com o grau de liquidez, de forma decrescente. Composto pelos grupos: Ativo Circulante e Ativo não Circulante.
1.1. Ativo Circulante O Ativo Circulante agrupa dinheiro e tudo que pode ser tranformado em dinheiro rapidamente. São contas que estão em constante movimentação. Ou seja, aquela que ocorrerá no exercício seguinte, em até 12 meses. A classificação neste grupo contábil terá por base o prazo dos ciclos das contas, em ordem decrescente. Fazem parte do Ativo Circulante os grupos : Disponibilidades, Créditos, Estoques, Outros Créditos e Despesas Antecipadas.
Disponibilidades: Grupo que possui contas de liquidez absoluta, como Caixa, Banco Conta Movimento, Aplicações Financeiras, Depósitos Bancários à vista, etc.
Créditos: São as contas que representam os direitos que a empresa tem a receber. Possui contas como: Duplicatas a receber, Provisão Para Créditos de Liquidação Duvidosa, Títulos a receber, Outras contas a receber, Juros a Receber, Adiantamento a Fornacedores, etc.
Estoques: Contas que registram as mercadorias para serem revendidas pela empresa, registra o valor dos estoques no fechamento do balanço. Algumas de suas contas são: Estoque de Produtos Acabados, Estoque de Mercadorias para Revenda, Estoque de Produtos em Elaboração, Estoque