O Modelo Romano
Roma: As origens do Império
A cidade de roma, capital do império romano foi fundada no séculoXIII (a.C.) o que explica a fundação da cidade de roma é a lenda de Rómulo e Remo. Por outro lado a península Itálica foi habitada por 2 povos, os etruscos e os latinos, que desenvolveram a Itália. Os romanos descendem dos referidos povos, bem como receberam a cultura aí existente. As influências deixadas pelos etruscos e os latinos foram significativas a nível cultural, arquitetónico, povoamento e os romanos foram de certa forma aculturados pelas marcas existentes na península itálica.
O império romano assentou na existência do espaço urbano em que a cidade era a referência e teve como modelo a capital do império.
A cidade de roma era o modelo para a reorganização ou criação de urbes (cidades) nos territórios dominados pelo império romano.
O primeiro regime existente na península itálica foi a monarquia que durou do século VIII (a.C.) ao século VI (a.C.). A partir de 509 (a.C.) o referido regime foi substituído pela república. Durante a existência desse regime o poder foi repartido por três pessoas. Por outro lado as instituições políticas repartiam-se pelo senado pelos comícios, pelos tribunais. A partir de 27 (a.C.) instituiu-se o império em que o imperador controlava todos os poderes e era considerado com um deus.
A Organização política no império romano
Podemos destacar a existência de uma evolução política que teve lugar no império romano na qual incluímos a monarquia a república e o império. No império o imperador era a figura mais importante, exercia um poder de carácter sagrado, era considerado um deus e controlava todos os poderes legislativo, executivo, judicial.
A unidade imperial de júlio césar a octaviana
Durante a república júlio césar, um dos elementos do primeiro triunvirato afirmou-se a nível político devido a função que exercia como cônsul bem como militar que conquistou a gália e participou na guerra de Hispânia. No final