Romanos e o seu modelo
LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO
Europa
Mar Adriátrico Mar Tirreno
Península Itálica
Ásia
África
Lenda da fundação de Roma
A fundação de Roma diz-se ter ocorrido por volta de 753 a. C.. Reia Sílvia, filha de Numitor, rei de Alba Longa (cidade do Lácio), dera à luz dois filhos do deus da guerra, Marte: Loba do Capitólio
Rómulo e Remo. Amílio, irmão de
Numitor e usurpador do trono, Quis o destino que fossem salvos por pastores e amamentados por uma loba, na colina do Palatino.
ordenou que os dois recém-nascidos fossem, no entanto, atirados ao rio Tibre.
A lenda da fundação de Roma
Foram tratados como se fossem seus filhos, incutiu neles ferocidade e sentido de lealdade. Quando chegaram à idade adulta, resolveram fundar conjuntamente uma cidade, mas acabaram por se defrontar e inclusivamente travaram uma luta de morte. Rómulo, o vencedor fundou a cidade que ficou com o seu nome. A lenda fornece inclusivamente datas precisas: Roma foi fundada, sem margem para dúvidas, em 753 a. C., Rómulo foi o primeiro Rei e foi venerado como uma divindade protetora de Roma.
Assassino de seu irmão, mas ambicioso em seus projectos, Rómulo começou a povoar a cidade com pastores, bandidos, escravos fugitivos e aventureiros. Como não havia mulheres, Rómulo fez anunciar uma grande festa com jogos extraordinários. Os sabinos dirigiram-se para lá com suas mulheres e filhos. Durante a festa, os companheiros de Rómulo raptaram as sabinas. Depois de muita luta, as sabinas concordaram viver em paz com os romanos. Titus Tacius, rei dos sabinos, dividiu o trono com Rómulo. Após a morte de Tacius, Rómulo reinou sozinho até à sua misteriosa desaparição numa tormenta tendo sido divinizado com o nome de Quirino.
Rapto das sabinas
Fases da conquista romana
•Expansão Romana:
•No séc. III a.C. Roma dominava toda a Península Itálica; •Dominava ainda o Norte de África e parte da Península Ibérica; •No séc. II a.C. conquistou: Grécia, Macedónia,