história da arte
Período – contexto histórico:
O Neoclassicismo foi tendência dominante na arte europeia entre o final do século XVIII e início do século XIX. Caracteriza-se principalmente pela revalorização dos valores artísticos gregos e romanos. O aparecimento do Neoclassicismo também é considerado uma reação contra os exageros do Rococó, cultuando principalmente a razão, a ordem, a clareza, a nobreza e a pureza, atributos que acreditavam ser inerentes às culturas gregas e romanas.
Características:
O principal objetivo dos pintores neoclássicos era resgatar os valores da arte clássica, produzindo obras com temáticas nobres e moralizantes. O neoclassicismo é contemporâneo ao iluminismo francês. Caracteriza-se principalmente pela revalorização dos valores artísticos gregos e romanos.
O Juramento dos Horácios (1784), por Jacques-Louis David
Principais artistas:
Pinturas: Jacques Louis David; Dominique Ingres; Pierre-Paul Prud'hon.
Escultura: Antonio Canova; Bertel Thorvaldsen
Arquitetura: Charles De Wailly; François Mansart
Ingres: A banhista de Valpinçon, 1808 Antonio Canova: Perseu com a cabeça da Medusa, 1800
Panteão de Paris, com uma fachada inspirada no modelo do templo greco-romano.
Neoclassicismo no Brasil
Em 1816, desembarca no Brasil a Missão Artística Francesa, contratada para fundar e dirigir no Rio de Janeiro uma Escola Real de Artes e Ofícios. Nela está, o pintor Jean-Baptiste Debret, que retrata com charme e humor costumes e personagens da época. Pintores brasileiros desse período são Manuel de Araújo Porto-Alegre e Rafael Mendes de Carvalho, etc.
Fonte: http://abstracaocoletiva.com.br/2012/10/26/neoclassicismo-caracteristicas/ http://museu.gulbenkian.pt/exposicoes/canova/1.asp
Panteão de Paris, com uma fachada inspirada no modelo do templo greco-romano.
Neoclassicismo no Brasil
Em 1816, desembarca no Brasil a Missão Artística Francesa, contratada