jogos e recreação
No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, e não mais como o temível adversário. A pessoa quando joga aprende a se colocar no lugar do outro, priorizando sempre os interesses coletivos.
São jogos para unir pessoas, e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros que jogam.
Os Jogos Competitivos, são jogos que requer possibilidades de vitória.Mas nesse tipo de jogo também pode haver união entre os jogadores e também podem ser muito divertidos apartir do momento que for adaptada as regras para todos participarem .
JOGOS COMPETITIVOS JOGOS COOPERATIVOS
Disputa Diversão
Rivalidade Ajuda mútua
Emulação Colaboração
Ganhar ou perder Participar
Superar Aprender juntos
Ser melhor Ser iguais
Voleibol diferente
Jogar voleibol, modificando as regras para que se torne um jogo Cooperativo.
Este jogo permite o exercício da visão sistêmica, do voleibol, da cooperação e da alegria.
Uma corda elástica ou uma corda feita com tiras de tecido colorido e uma bola que poderá ser de voleibol ou outra mais leve, dependendo do grupo.
Seis jogadores de cada lado da rede, podendo este número ser aumentado de acordo com os objetivos do professor.
O tempo de duração do jogo é indefinido, enquanto os jogadores estiverem se divertindo ou enquanto o professor observar se deve ou não continuar o jogo.
O professor e um auxiliar, ou mesmo dois auxiliares seguram uma corda atravessada na quadra e os times se colocam um de cada lado da corda.
O objetivo é não deixar a bola cair no chão. É um jogo de voleibol, respeitando-se as regras do jogo, os dois times juntos devem atingir os 25 pontos (como no voleibol normal).
Ao mesmo tempo em que os participantes jogam, o professor e o auxiliar devem movimentar-se pela quadra afim de que a quadra se modifique a cada instante, ou seja, os jogadores além de se movimentarem pelo jogo, agora precisam prestar a atenção nas mudanças físicas que a quadra vai sofrendo