Hemofilia
Aluno: Francisco Marcos Semião
1. Assunto
Hemofilia.
2. Delimitação
A assistência de enfermagem no Hemocentro Regional do Crato-CE aos pacientes portadores de hemofilia A e B.
3. Pergunta de partida
Os tipos de assistência de enfermagem aos pacientes portadores de hemofilia A e B no Hemocentro Regional do Crato-CE?
4. Problematização Assistência de enfermagem aos pacientes portadores de hemofilia A e B no Hemocentro Regional do Crato-CE.
5. Título
Assistência de enfermagem aos pacientes portadores de hemofilia A e B no Hemocentro Regional do Crato-CE.
6. Referências 6.1- Livros
Nº.
TÍTULO
AUTOR(ES)
01
Manual de hematologia – propedêntica e clínica
T. F. Lorenze
02
Hematologia – fundamentos de prática
M. A. Zago
03
Manual de tratamento das coagulopatias hereditárias
Ministério da Saúde
1. Introdução
Segundo o Ministério da Saúde (2005), hemofia é uma coagulopatia hereditária recessiva ligada ao sexo, ocorrendo devida a falta e produção defeituosa de moléculas dos fatores VIII ou IX da coagulação. A deficiência de fator VIII (hemofilia A) é a mais frenquente, ficando com 85% dos casos; já a deficiência do fator IX (hemofilia B) corresponde a 15%. A incidência na população mundial é de 1/10.000 (pelo fator VIII) e de 1/30.000 (pelo fator IX) nascimentos do sexo masculino. É caracterizada pela ocorrência de hemorragias que aparecem espontaneamente ou em conseqüência de traumatismos leves e são comuns nas articulações.
As hemorragias geralmente ocorrem nas grandes articulações, podendo causar muita dor, danos permanentes e incapacitantes se não forem tratados adequadamente.
Tendo em vista as grandes dificuldades encontradas no serviço de saúde hospitalar para esta patologia, se faz necessário um elo de ligação com o centro especializado com o intuito de analisar a assistência de enfermagem aos pacientes portadores de hemofilia A e B, no Hemocentro Regional do Crato-CE.
Escolheu-se esse