Gestão por Processos
Universidade Federal da Paraíba
João Pessoa, Julho 2013
RESUMO
A Gestão por Processos hoje é mais utilizada pelas empresas, apesar de muitas ainda resistirem a essa mudança, que significa dá novo sentido aos Processos, a Gestão e a Visão como num todo dos processos interno. Implantar a Gestão por Processo significa deixar de lado uma estrutura tradicional hierárquica tornando público o conhecimento inerente ao fluxo do trabalho produtivo da empresa através de uma Gestão horizontal. Este artigo visa abordar alguns passos necessários para implantar a Gestão por Processos, buscamos proporcionar isso através de um levantamento teórico realizado de diversos autores, dos quais alguns já fizeram parte da implantação dessa gestão em diversas empresas, como também do conhecimento que alguns adquiriram fazendo parte do “FNQ”, ou seja, fundação nacional da qualidade, e este conhecimento serão reforçados através de um estudo de caso da empresa Natura.
Palavras Chaves: Gestão. Processos. Qualidade. Conhecimento.
1. INTRODUÇÃO
Atualmente, muitas organizações brasileiras utilizam a estrutura funcional, que é verticalizada, prejudicando assim a comunicação devido à hierarquização existente. Neste artigo iremos apresentar outra estrutura que se denomina Gestão por Processos, que está interligada a uma gestão focada nos processos e nos clientes, e que encontra apoio nas normas da ISO 9000:2005, ISO 9001:2008 e a ISO 9004.
Com esta estrutura pode-se aumentar a interação das partes que buscam alternativas para ajudar nas soluções para que uma organização atinja a excelência em seus processos, e alcance um maior grau de satisfação de seus clientes. Estas empresas terão uma compreensão mais clara dos seus processos, desde o seu desempenho inicial até o produto ou serviço final, que apresentará melhorias significativas.
Devido a esta estrutura ser abrangente e relativamente pouco utilizada e difundida em nosso país,