Açúcares Redutores
Curso: Nutrição.
Disciplina: Bromatologia.
Aula nº 03 – Açúcares.
GRUPO: Karyna Araújo, Renata Cassiano, Thaís Marinho e Wladenilza Egydio.
Professora: Milena Olivieri Lisita.
12 de Setembro de 2013.
1) INTRODUÇÃO Açúcares redutores são carboidratos doadores de elétrons (reduzem os agentes oxidantes) por possuírem grupos aldeídicos ou cetônicos livres ou potencialmente livres, capazes de reduzir os agentes oxidantes. Se oxida em meio alcalino, esta propriedade é empregada para a análise e quantificação dos carboidratos. Os açucares também denominados por hidratos de carbono, são compostos orgânicos que contém carbono, hidrogênio e oxigênio. Os carboidratos são amplamente distribuídos nos alimentos, conhecer a concentração destes são importante devido as suas funções nutricionais, adoçantes, reológicas, matéria prima para produtos fermentados e, responsável pela reação de escurecimento em muitos alimentos. Açucares não redutor possuem os grupos aldeídos e cetonas interligados por uma ligação glicosídica.
2) OBJETIVOS Experimento I determinar o açúcar redutor. Experimento II caramelização da sacarose exposta a vários reagentes.
3) MATERIAL E MÉTODOS
3.1 Experimento I Açucares redutores Foram separados 04 tubos de ensaio e identificados com os açúcares, frutose, glicose, lactose e sacarose. Com a pipeta foi adicionado 2 ml das respectivas soluções a 4%. Juntou-se a cada tubo de ensaio 2 ml de reagente de Fehling A e 2 ml de reagente Fehling B. Onde podemos observar que houve uma mudança de cor inicial de transporte para cor Azul. Em um béquer contendo água em ebulição foi colocado os 04 tubos de ensaio com as misturas deixando reagir por mais 05 minutos. Observou-se que após os 05 minutos de ebulição a frutose, a lactose e a glicose ficaram com a coloração vermelho tijolo (formação de um precipitado de óxido de cobre). A sacarose manteve-se a cora