AÇÚCARES REDUTORES

690 palavras 3 páginas
Centro Universitário do Vale do Ipojuca - UNIFAVIP/DeVry

Curso de Enfermagem

AÇÚCARES REDUTORES

ALUNA IZABELA LIMA
TURMA: 1502 TD2
PROFESSOR JOSÉ EDINALDO

CARUARU 2015
AÇÚCARES REDUTORES

Para entender como funciona o processo dos açúcares redutores observa-se com mais atenção as moléculas em uma pequena introdução aos carboidratos, vemos que alguns carboidratos possuem um grupamento–OH (hidroxila) livre no carbono 1 de suas moléculas, em quanto outros não.
Glicose.
Sacarose
Lactose

Observa-se que os açúcares que apresentam a hidroxila livre no C-1 são bons agentes redutores. Por esse motivo a extremidade que contém o -OH passa a ser chamada extremidade redutora e o açúcar, de AÇÚCAR REDUTOR. A capacidade que esses compostos apresentam de reduzir íons metálicos em soluções alcalinas é um bom método de identificação desses compostos. A reação abaixo esquematiza o princípio da prova de Benedict, baseada na redução de íons Cu2+ a Cu+, com formação de um precipitado vermelho ou amarelo:

OBS: a reação é feita em meio básico porque, nessa condição, a porcentagem de enedióis é maior.

Nessa reação, o aparecimento de um precipitado de coloração vermelho-tijolo indica que os íons Cu2+ do reagente de Benedict foram reduzidos a Cu+, indicando a presença de um açúcar redutor.

Os monossacarídeos, glicose e frutose são açúcares redutores por possuírem grupo carbonílico e cetônico livres, capazes de se oxidarem na presença de agentes oxidantes em soluções alcalinas. Os dissacarídeos que não possuem essa característica sem sofrerem hidrólise da ligação glicosídica são denominados de açúcares não redutores.
A análise desses açúcares é uma atividade rotineira nos laboratórios das indústrias alimentícias, nas quais pode-se observar uma certa carência, no que se refere a técnicas padronizadas para análises.
Diversos reativos são utilizados para demonstrar a presença de grupos redutores, em açúcares. De fato, os monossacarídeos podem

Relacionados

  • Obesidade
    12457 palavras | 50 páginas
  • farmacia
    145439 palavras | 582 páginas