Quincas Borba - Machado de Assis
1 - Organizar um quadro historico do contexto brasileiro.
O segundo reinado foi uma época de grande progresso cultural e de grande significância para o Brasil, com o crescimento e a consolidação da nação brasileira como um país independente, e como importante membro entre as nações americanas
2 - Caracterizar :
a) Quincas Borba : Filosofo tido como louco. É adepto da doutrina do humanismo, já mostrada em " Memorias Postumas de Brás Cubas ". Torna-se amigo de Rubião, pós casar-se com irma já falecida. Como forma de agradecimento por este lhe ter dedicado cuidados e atenção, deixa Rubião como herdeiro de sua fortuna e do seu fiel cachorro. Quincas Borba ( Cachorro ) : Cão de estimação tanto de Quincas Borba(que lhe deu seu nome ) quanto de Rubião, mostra-se fiel e amavel com ambos. Rubião até pensava que o cão recebeu a alma do filósofo depois de sua morte, devido a suas atitudes. Provavelmente, representa a animalidade ou o instinto do homem.
b)Rubião : Ex-prefessor que ensinava no primário em barbacena, interior de Minas Gerais. De orgigem humilde,muda de vida radilcamente quando conhece Quincas Borba, tornando-se seu herdeiro. Mostra descontrole sobre sua fortuna, além de se mostrar ingênuo. Apaixona-se pela mulher de seu mais novo amigo, Cristiano Palha.
c)Cristiano : Conheceu Rubião numa viagem e imediatamente tornou-se seu amigo intimo, chegando até a apresenta-lo a várias pessoas da sociedade do Rio de Janeiro. Esperto e desonesto, procura explorar a ingenuidade do novo amigo e se torna até gestor de sua herança.
d)Sofia : Mulher de Cristiano Palha. é cobiçada por Rubiao e por outros homens devido a sua beleza. Anima Rubião por se mostrar carinhosa, a mando do marido, mas ao mesmo tempo rejeita-o , mostra-se erperta e fiel ao marido , mas fica incomodada com o assédio de Rubião.
e) Maria Benedita :Tímida, pacata, sem iniciativa, passiva, resignada, influenciável, personalidade fraca. Seu casamento