GESTÃO PARTICIPATIVA
A cooperação deve ser em conjunto, em que todos tenham o desejo de alcançar os mesmos objetivos, estabelecendo condições para resolver questões sociais e políticas da instituição de ensino.
Desenvolver a democracia é um ponto de vista muito importante, pois faz com que as ideias e decisões sejam respeitadas para uma transformação contínua.
Esse movimento esta centrado em três vertentes da gestão escolar:
1. Participação da comunidade escolar;
2. Criação de um conselho que tenha autoridade;
3. Repasse de recursos financeiros.
Há o reconhecimento de mudanças para a gestão democrática no aprimoramento da qualidade educacional.
O principal artifício da democratização na gestão escolar é justamente redistribuir compartilhando responsabilidades para atingir objetivos educacionais, compreende-se assim que as ações devem ser compartilhadas entre todos os envolvidos, desenvolvendo a gestão participativa que envolve desde professores, funcionários, pais, alunos e ate mesmo a comunidade.
É importante se pensar em participação na gestão escolar porque pode ocorrer melhoria na qualidade educacional, dar garantia no sentido de realidade e atualidade curricular, desenvolver e ampliar o profissionalismo dos professores, combater o isolamento dos gestores e professores, motivar a própria comunidade a desenvolver objetivos em comum comunidade escolar.
A gestão escolar deve gerar ambiente participativo para que todos no processo social escolar desenvolvam consciência critica e o sentido de cidadania próprio. Para que haja a preparação desse ambiente é necessário que os gestores estejam dispostos a criar ações de