Gestão participativa
Colocar as coisas no lugar certo; realizar as atividades na ordem certa. Identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente.
3º - SEISO: Senso de Limpeza
É tirar o lixo, a poluição; evitar sujar, evitar poluir. Manter o ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar.
4º - SEIKETSU: Senso de Saúde
Padronizar comportamento, valores e práticas favoráveis à saúde física, mental e ambiental. Manter o ambiente de trabalho sempre favorável a saúde e higiene.
5º - SETSUKE: Senso de Autodisciplina
Fazer dessas atitudes, ou seja, da metodologia, um hábito, transformando os 5s's num modo de vida. Reforçar o trabalho em equipe com um ambiente mais organizado e harmônico para se trabalhar, além de levar uma imagem melhor ao cliente.
O 5S pode ser praticado por qualquer pessoa, em qualquer circunstância, uma autogestão, cada um se cuidando. Com isso, o 5S que se pratica hoje é mais humano do que quando começou a ser divulgado no Brasil, nos anos 1980. Seus princípios são semelhantes aos princípios da vida. O Programa 5S tem aplicabilidade em diversos tipos de empresas e órgãos, inclusive em residências, pois traz benefícios a todos que convivem no local, melhora o ambiente, as condições de trabalho, saúde, higiene e traz eficiência e qualidade. Implantar o programa não é apenas traduzir os termos e estudar sua teoria e seus conceitos. Sua essência é mudar atitudes, pensamento e comportamento do pessoal.
O programa 5S, aplicado corretamente, tem se mostrado a ferramenta mais eficaz para criar nas pessoas, motivação para participar mais fundo e contribuir melhor em todas as atividades. Através do 5S, os colaboradores são envolvidos na melhoria de tudo o que os rodeia e rodeia o seu trabalho, são convidados a usar sua criatividade e dar soluções, pessoais e em grupo, para pequenas melhorias, desta forma as pessoas começam a se sentir autorizadas a