Gestão participativa
GESTÃO PARTICIPATIVA
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Fundamento e Métodos Da Gestão Escolar, ministrada pelo tutor Sebastião Donizeti Da Silva.
Cabixi/RO
2014
Vantagens e desvantagens na gestão participativa
A gestão participativa tem um modelo baseado na participação efetiva de todos os funcionários, possibilitando o reconhecimento do trabalho de todos os envolvidos. Nem sempre, é possível o gestor adotar uma liderança participativa em que agrade a todos e consiga alcançar todos os objetivos, em fim, numa gestão democrática deve se haver a participação dos profissionais desde o processo de planejamento e planificação do projeto político pedagógico, e ainda ter a participação coletiva da comunidade nos conselhos escolares e em reuniões.
Uma gestão participativa que comtemple a todos e consiga melhorar a qualidade do ensino, precisa ser bem planejada, o gestor tem por objetivo conseguir identificar a realidade dos funcionários da escola e assim, colocar uma liderança planejada e que atenda as necessidades, saber escolher a liderança que melhor se identifica é de suma importância, pois, só assim haverá uma gestão comprometida com uma liderança capaz de melhorar a educação e se tornar uma escola de qualidade. Nem sempre o gestor terá uma capacidade de liderança, mas é uma formação contínua que precisa ser trabalhada no dia a dia.
A gestão participativa e a liderança podem trazer muitas vantagens significativas, mas também desvantagens. A gestão participativa com liderança foca na participação, no desenvolvimento de todos os envolvidos, valoriza a pessoa e o ser profissional, mas também uma ameaça ao poder, pois, nesta gestão todos participam. A gestão sem liderança fica inviável, pois, tem que haver liderança e o gestor deve identificar e compreender as várias dimensões de liderança para obter uma gestão transformadora de qualidade.