Embolia
Definição: presença de corpo solto solido, liquido ou gasoso na circulação. Êmbolo é uma massa intravascular sólida, líquida ou gasosa que se destaca e através do sangue chega até uma região distante do seu ponto de origem. Cerca de 99% dos êmbolos têm origem trombótica, constituindo o trombolembolismo e as formas mais raras de êmbolos (cerca de 1%) tem as seguintes origens : fragmentos ósseos ou de medula hematopoética, detritos ateromatosos de placas arteroscleróticas, gotículas de gorduras, fragmentos de tumor, corpos estranhos como balas de arma de fogo, bolhas de ar ou nitrogênio. Os êmbolos se alojam em vasos que por serem pequenos demais não possibilitaram sua passagem, levando à oclusão parcial ou completa do vaso. Tipos de embolia:
São divididas em 5 tipos distintos de acordo com a região de acometimento ou de acordo com a natureza do material embólico:
a) Embolia Pulmonar
b) Embolia Sistêmica
c) Embolia por liquido Amniótico (infusão)
d) Embolia Gasosa (doença dos caixões)
e) Embolia Gordurosa
Embolia Pulmonar
Em mais de 95% os êmbolos venosos originam-se de trombos venosos profundos da perna acima do nível do joelho. Eles são carregados através de canais progressivamente maiores e passam em geral através do lado direito do coração para a vasculatura pulmonar. Dependendo do tamanho do êmbolo, ele pode ocluir a principal artéria pulmonar, impactar-se através da bifurcação, ou distribuir-se nas arteríolas menores ramificadas. O paciente com um êmbolo pulmonar possui um alto risco de ter mais.
• A maioria dos êmbolos pulmonares são clinicamente silencioso por serem muito pequenos. Com o tempo, eles são submetidos à organização e incorporados a parede vascular.
• A morte súbita, insuficiência cardíaca direita ou colapso cardiovascular ocorre quando 60% ou mais da circulação pulmonar é obstruída com êmbolos.
• A obstrução embólica das artérias de tamanho médio pode resultar em hemorragia pulmonar, porém