341463656

5368 palavras 22 páginas
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

ENFERMAGEM

SUZANE OLIVEIRA

TAUBATÉ
2014

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

ENFERMAGEM

UPP
SISTEMA TEGUMENTAR
SISTEMA OSSÉO
SISTEMA ARTICULAR
VASCULARIZAÇÃO

SUZANE OLIVEIRA

TAUBATÉ
2014
INTRODUÇAO

Úlceras de pressão, de decúbito ou escaras são lesões que acometem o tecido cutâneo, levando à sua destruição parcial ou total. São comuns em pacientes acamados por longo período e privados de movimentos, ocasionando um quadro de compressão, lesão isquêmica e conseqüente destruição tecidual.
As úlceras de pressão podem ser classificadas de acordo com a profundidade em grau I (eritema persistente), grau II (simples abrasão ou bolha ou cratera rasa), grau III (dano ou necrose da hipoderme) e grau IV (necrose tecidual, danos nos músculos, ossos, tendões e cápsulas) .
Estudos nos mostram a necessidade de uma abordagem multidisciplinar tanto na prevenção quanto no tratamento destas lesões, podendo também nos aprofundar na parte de sistemas tegumentares ossos articulações e vascularização,desta forma entenderemos com grandeza os cuidados necessários com os clientes acamados.

METODOLOGIA

Para realização deste foi utilizado um notebook em cima de pesquisas de sites de estudos e revistas virtuais sobre o referente assunto.
SISTEMA TEGUMENTAR

Esse sistema do corpo humano, também conhecido como pele, é responsável pela proteção contra possíveis agentes externos. É o maior órgão do corpo que tem a função principal de proteger as estruturas vitais. Suas principais funções são:
Proteger o corpo de ações do meio ambiente, evitar perda de líquido e evitar a entrada de substâncias ruins no organismo;
Regular a temperatura do corpo;
Garantir a sensibilidade através dos nervos da pele.
Epiderme:
Também chamada de cutícula, essa parte da pele encontra-se na camada papilar da derme e pode adquirir

Relacionados