. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino
KÁTIA PEREIRA FONSECA
Uruaçu, Agosto de 2011
KÁTIA PEREIRA FONSECA
Resenha apresentada a Universidade Estadual de Goiás – FAESP, no curso de Gestão Educacional, como requisito avaliativo na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico sob a orientação do professor Neilson Mendes.
Uruaçu, Agosto de 2011
PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo: Ática, 2007.
Vitor Henrique Paro é mestre em Educação pela Universidade de São Paulo, doutor em Educação pela PUC de São Paulo e livre docente em educação também pela USP. Hoje é professor da Faculdade de Educação da USP, onde desempenha a docência, a pesquisa e a orientação nos cursos de graduação e pós-graduação. Sua linha de pesquisa é Universalização do Ensino e Democratização da Gestão Escolar. É autor de: Administração escolar: introdução crítica (Cortez), Gestão democrática da escola pública (Ática), Por dentro da escola pública (Xamã), Escritos sobre educação (Xamã), Reprovação escolar: renúncia à educação (Xamã), Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino (Ática) e Educação como exercício do poder: critica ao senso comum em educação (Cortez).
Essa reflexão resulta da leitura do livro Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino de Vitor Henrique Paro. Este trabalho tem por objetivo a conscientização do leitor para a importância dessa obra para uma compreensão do ensino democrático por quanto se chegar a uma educação de qualidade. A obra é dividida em três capítulos. No primeiro capítulo intitulado Sobre o conceito de qualidade do ensino e sua relação com a democracia, o autor conceitua qualidade da educação relacionando-o com o conceito de democracia. No segundo capítulo, As funções da escola, a estrutura didática e a qualidade do ensino, o autor apresenta o papel da escola na concepção dos educadores e das