Celula animal e vegetal
Denise Caroline Siemionko
Eliane Grund Perter
Kelen Brum
Thomaz Régis Tyska
Introdução:
Células animais e células vegetais:
Comparando uma célula animal e uma célula vegetal típicas, podemos estabelecer algumas diferenças entre elas. As células vegetais possuem parede celular, vacúolos de suco celular e alguns contêm plastos; Essas estruturas não ocorrem em células animais. No outro lado as células vegetais são destituídas de centríolos e geralmente de lisossomos, componentes que podem serem observados em células animais. Usamos a massinha de modelar para diferenciar a célula animal da vegetal.
Desenvolvimento:
Citosol-Fluido que ocupa o citoplasma; imersos nele encontram-se os orgânulos celulares.
Citoesqueleto- Filamentos proteicos que constituem uma rede, dão forma à célula e participam do transporte de substâncias.
Organela Animal -a célula animal é chamada de eucarionte
Organela vegetal-Contém algumas peculiaridades como a parede celular e os cloroplastos
Retículo endopástico-Conjunto de membranas que formam sáculos e tubos conectados entre si com a membrana celular e o envoltório nuclear. Há dois tipos: o RE rugoso, que tem ribossomos, e o RE liso, sem eles. Transporta, armazena e modifica proteínas e lipídios pela célula.
Tecido endoplasmático granuloso- Com as mesmas funções que desempenha em células animais, também se distinguem o retículo endoplasmático liso e o rugoso. No rugoso, aderidos às membranas encontram-se ribossomos, cuja função é a síntese de proteínas.
Complexo de Golgi- Conjunto de cinco a dez sáculos achatados, com as mesmas funções principais executadas nas células animais.
Peroxisossomos-São pequenas organelas repletas de enzimas diversas, como a catalase.
Lisossomos- São pequenas bolhas nembranosas, repletas de enzimas hidrolíticas(hidro=água, lise=quebra) essas enzimas favorecem as reações de quebra de ligações de reações químicas om a adição de moléculas de