Gestão democrática
A escola democrática tem sido cada vez mais desejada e as escolas de Glória de Dourados vem caminhando para a democracia da educação. A direção escolar das unidades escolares públicas Estaduais do município tem buscado cada vez mais a participação da comunidade escolar, e ouvido os anseios dos alunos e da sociedade, que busca cada vez mais a melhoria do ensino, que exige cada dia mais uma educação de qualidade. Assim, a escola democrática caminha para tornar-se uma realidade plena. Essa democracia educacional ainda não é bem compreendida e tem suas falhas no município, porém, cada dia mais percebemos a busca pelo melhor caminho através das capacitações dos diretores e professores, do envolvimento da comunidade nas decisões escolares e nas exigências para o mercado de trabalho.
Palavras-chave: Democracia, escola democrática, cidadania. 1 INTRODUÇÃO
O ensino passou por períodos em que a democracia era apenas um sonho, um período em que não havia manifestações populares e a classe social dominante apresentava-se como um dos mais eficazes procedimentos administrativos. Vários educadores vem buscando a confiança e aumento da auto-estima para conseguir superar e trabalhar mesmo diante do que lhe é negado, diante dos problemas de desenvolvimento econômico. Hoje busca-se a participação da comunidade, inserindo a participação crítica do cidadão brasileiro no processo de democratização da escola.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) garante, entre outros, a gestão democrática na escola, e a educação brasileira conquistou o direito de refletir a necessidade e a importância da participação consciente dos diretores, pais, alunos, professores e funcionários com relação às decisões a serem tomadas no cotidiano escolar, na busca de um compromisso coletivo com resultados educacionais mais significativos.
Uma escola democrática valoriza o desenvolvimento da justiça e igualdade, fortalece a democracia no processo pedagógico, melhorando cada vez mais a