Gestão escolar, democracia e qualidade de ensino
CENTRO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: INCLUSÃO, EXCLUSÃO E DIVERSIDADE
PROFª Drª JANINE MARTA C. RODRIGUES
PROF.DR. WILSON HORORATO ARAGÃO
ALUNA: MARIA RITA DE CÁSSIA DE SOUZA SILVA
Resenha do livro Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino (Vitor Henrique Paro)
JOÃO PESSOA/ NOV/ 2012
Victor Henrique Paro é professor titular na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), onde exerce a docência e a pesquisa na graduação e na pós-graduação.
Sendo a principio a contextualização de trabalhos anteriormente pesquisados por (Paro, 2001b) a respeito da resistência docente à aprovação de alunos, dentro da linha de pesquisa “Universalização do Ensino e Democratização da Gestão Escolar” no qual inseriu no primeiro capitulo compondo a obra Gestão Escolar,Democracia e qualidade do Ensino.
O autor examina o conceito de qualidade do ensino e sua relação com a democracia na organização da escola. Por meio de meticulosa pesquisa empírica realizada na rede de escolas públicas de ensino fundamental, investiga também a visão dos agentes escolares quanto às implicações da estrutura didática e administrativa no desempenho escolar e na construção da cidadania e reflexões sobre o papel sociopolítico da educação com propostas para a implantação de mudanças voltadas ao ensino para a democracia.
O trabalho é composto de três capítulos. No primeiro, a discussão teórica do conceito de qualidade da educação, relacionando-o com o conceito de democracia. O autor ressalva que a primeira versão deste capítulo, foi elaborado no decorrer da investigação e publicada anteriormente (Paro, 2000a; Paro, 2001a, p.33-47). O segundo capitulo apresenta os resultados da pesquisa com relação à função da escola e ao papel da estrutura didática na qualidade do ensino e o terceiro estuda em que