Relatório de Hidráulica
O objetivo desta prática é medir a pressão num ponto qualquer de um condutor forçado, através de um manômetro diferencial em “U” , evidenciando diferenças de utilização entre estes medidores básicos de pressão e também a determinação da densidade relativa de líquidos.
2.Fundamento Teórico:
Nesta seção devem ser abordados os seguintes tópicos: Escala de fluidos: Distribuição de pressão em um fluido estático; Pressão Absoluta e Manométrica; Medidor de Pressão: Manômetros de Coluna de Fluidos tipo “U”.
3. Procedimentos Práticos:
A montagem consiste em conectar uma tomada e pressão estática na tubulação de sucção do ventilador e outra na tubulação de descarga. Serão conectados manômetros de coluna de fluido (água) tipo “U”. A partir das leituras realizadas serão obtidas: a Pressão de sucção, a pressão de descarga e a pressão diferencial ( entrada e saída ) do ventilador, essas informações são importantes na determinação do ponto de operação do ventilador. A seguir na tubulação de sucção, são conectados em paralelo ao manômetro que contém água manômetros com fluidos manométricos diferentes; álcool, Gasolina e Diesel. Mantendo-se a outra tomada de cada um dos manômetros aberta para atmosfera, estaremos medindo a mesma Pressão Manométrica de Sucção através dos manômetros em paralelo, a partir dos resultados obtidos é possível determinar a densidade relativa do álcool, gasolina e diesel.
4.Montagem Experimental:
4.1 Determinação de Densidade com a relação massa x volume.
- 5 Béckers de 250 ml;
5 provetas de 50 ml;
1 balança de Bancada;
Fluidos : água, álcool, querosene , gasolina e /diesel
4.2 Determinação da densidade utilizando manômetros de colunas de fluidos tipo “U”
7 manômetros de coluna de fluidos tipo “ U”
Fluidos : água, álcool, querosene , gasolina e Diesel
1 ventilador industrial
5. Montagem de Ensaio:
5.1. Determinação de densidade com a relação massa x volume