Relatorio de hidraulica
relatório TÉCNICO Nº 02 determinação do coeficiente de rugosidade do canal
Jeverson Pereira Borges Ra: 02290003474
Wkerley Alves de Mello Ra: 02290004882
Fabiano Alves Guimarães Ra: 02290003353
Marcio Jose da Silva Ra: 02290002358
Turma : EC5T29
Goiânia, Setembro de 2014.
Sumário
1 Introdução
A rugosidade tem grande importância no cálculo de capacidade de escoamento em canais e tubulações, onde a sua minimização proporciona a máxima descarga. Selecionar um valor de coeficiente de rugosidade significa estimar a resistência ao escoamento exercida sobre o fluido. A variação do coeficiente de rugosidade pode proporcionar grandes variações, como o aumento ou a diminuição da descarga a jusante, evitando problemas de inundações, alteração da velocidade de escoamento, sedimentação de detritos ou o desgaste e erosão do canal; variação do nível de escoamento de canais e alteração geométrica da seção transversal.
A utilização de um coeficiente de rugosidade incorreto pode causar grandes variações na estimativa de descarga, logo causa alteração no dimensionamento dos projetos hidráulicos. É imprescindível a adoção de um coeficiente de rugosidade para realização de projetos de drenagem, irrigação, canais fluviais, redes coletoras de esgotos, túneis, entre outros.
1.1 OBJETIVO
Este trabalho tem por objetivo a determinação da rugosidade através da velocidade e da inclinação do canal.
2 revisÃo bibliogrÁfica
2.1 RUGOSIDADE EM CONDUTOS LIVRES
Condutos livres são aqueles em que há atuação da pressão atmosférica em sobre a superfície do fluido onde o escoamento se confere pela ação da gravidade podendo ser tanto naturais como artificiais, abertos ou fechados são exemplos de condutos livres: rios, calhas, sarjetas, túneis, canais fluviais como o exemplo da figura 2.1, entre outros.
Nos condutos livres a rugosidade não