RESUMO SOBRE O ILUMINISMO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
RESUMO: O ILUMINISMO
Setembro, 2014.
ANDERSON MARIANO MELO DE LIMA
HELGA CAROLINA DE OLIVEIRA DOS SANTOS
MARIA VILANIA MACEDO PEREIRA DE OLIVEIRA
MARILIA NASCIMENTO DA SILVA
RESENHA: O ILUMINISMO
Resenha apresentada à Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais - FACAPE como requisito avaliativo da disciplina de Teoria Geral do Estado do curso de Graduação em Direito solicitado pelo prof. Edmar.
Setembro, 2014.
O Iluminismo surgiu na França do século XVII e defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica que dominava a Europa desde a Idade Média. Segundo os filósofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito de mudar a visão da sociedade em relação a forma de governo que estava sendo aplicada pelos reis absolutistas.
Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé.
Os iluministas exaltavam a razão como sendo responsável pela libertação das mentes. A razão liberta as pessoas da ignorância, das superstições, do fanatismo, do engano.
A razão é o uso da inteligência e do raciocínio. Os filósofos da época criticavam filosofias anteriores, como a escolástica, pelo uso excessivo do misticismo e a falta de metodologia científica em suas observações.
O apogeu deste movimento foi atingido no século XVIII e, este, passou a ser conhecido como “Século das Luzes”. O Iluminismo foi mais intenso na França, onde influenciou a Revolução Francesa e outros movimentos sociais como na independência das colônias inglesas na América do Norte e na