relatorio de hidraulica
Ressalto hidráulico é um fenômeno onde ocorre a transição de um escoamento turbulento para um escoamento fluvial. O escoamento turbulento ocorre quando o número de Froude é maior que 1, quando este número for igual a 1 caracteriza um regime de transição, o escoamento nessas condições é denominado de escoamento crítico. Assim o escoamento turbulento é denominado de escoamento supercrítico e o fluvial de subcrítico.
Num canal, a passagem do regime fluvial para o torrencial ocorre sem que se verifique descontinuidade no perfil na linha d'água: um exemplo desta mudança de regime pode ser verificado quando um escoamento passa sobre uma soleira descarregadora. Figura 01: Transição entre tipos de escoamentos Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA60oAL/apostila-hidraulica
A passagem do regime torrencial para o fluvial já não se faz de maneira contínua. Como essa passagem exige que a linha d'água seja crescente, ocorre uma instabilidade no escoamento e, consequentemente, uma descontinuidade na linha d'água, fenômeno denominado ressalto hidráulico, pode – se então dizer que este é o fenômeno caracterizado pela passagem brusca do regime torrencial para o regime fluvial num escoamento de liquido com superfície livre. Figura 02: Ressalto Hidráulico Fonte:http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA60oAL/apostilahidraulica A mais importante aplicação do ressalto hidráulico na Engenharia Civil é como mecanismo dissipador de energia dos escoamentos torrenciais provocados nas obras de aproveitamento hidrelétricos. A dissipação de energia que se verifica em um ressalto é devida à elevada turbulência nele presente.
CONSIDERAÇÕES SEGURANÇA EM LABORATÓRIO
Trabalhar com seriedade evitando brincadeiras; Trabalhar com calma e atenção; Usar roupas adequadas tais como: calças compridas, sapatos fechados e é indispensável o uso de jaleco.