Gestão democrática na escola pública
Solange Righes¹
Resumo: Este trabalho irá fazer uma breve análise sobre a gestão democrática na escola pública, mostrando suas evoluções ao longo do tempo, e as questões que a envolvem como eleições para diretores, os Conselhos Escolares e de que forma ocorre a gestão participativa nas escolas, e quais os requisitos necessários para que a gestão democrática ocorra de forma efetiva e prática nas escolas públicas.
Palavras-Chave: Gestão, democracia, participação, Escola Pública.
Introdução
Diante das evoluções que ocorreram na sociedade ao longo dos tempos como a globalização, expansão da economia e da tecnologia, as novas relações no mundo do trabalho exigem uma mudança drástica de postura e pensamento o que afeta inúmeras esferas incluindo a escola. Atualmente as frentes voltadas ao desenvolvimento e a progresso valorizam cada vez mais a capacidade do ser humano em estabelecer relações, conseguindo extrair delas algo com significado e de crescimento coletivo.
As relações individualistas, baseadas no autoritarismo possuem poucas chances de dar certo. Compartilhar tarefas, dividir responsabilidades, ouvir diferentes opiniões, estar atento ao anseio do grupo são fatores de fundamental importância para o sucesso de uma gestão democrática.
É fundamental que a escola não exista apenas para atendera uma formalidade, que ela seja formadora, colaboradora e gestora das bases para o futuro, tendo sempre em vista a democratização de suas ações.
Antigamente as relações de cooperação e Gestão Democrática eram bastante comprimidas, o poder e as decisões eram tomadas sem muita preocupação com o coletivo, o que foi bastante percebido no Brasil com a escravidão, monarquia, ditadura e o capitalismo desacelerado.
_______________________________
¹Acadêmica ..... Felizmente, com o progresso e a evolução histórica, essas frentes