Trabalhos escolares
Filosofia Antiga
· Introdução
Toda a história da filosofia antiga é marcada por dois pontos centrais:
a) A verdade do mundo e dos humanos podia ser conhecida por todos, através da Razão, que é a mesma em todos.Assim a Filosofia nasce como conhecimento racional da ordem do mundo ou da Natureza (donde o nome cosmologia).
b) Se a realidade é um fato objetivo – exterior aos seres humanos – o maior desafio do saber filosófico é desenvolver uma metodologia, que através da razão, do pensamento, revele objetivamente esta realidade.
O primeiro período do pensamento grego toma a denominação de período naturalista (ou cosmológico), porque a nascente especulação dos filósofos é voltada para o mundo exterior, julgando-se encontrar aí também o princípio unitário de todas as coisas. Recebe a denominação cronológica de período pré-socrático, porque precede Sócrates e os sofistas, que marcam o começo de um novo período na história do pensamento grego. Esse primeiro período tem início no século VII século a.C., e termina dois séculos depois, mais ou menos, nos fins do século V. Os filósofos deste período preocuparam-se quase exclusivamente com os problemas cosmológicos. Estudar o mundo exterior nos elementos que o constituem, na sua origem e nas contínuas mudanças a que está sujeito, é a grande questão que dá a este período seu caráter de unidade. Pelo modo de a encarar e resolver, classificam-se os filósofos que nele floresceram em quatro escolas: Escola Jônica; Escola Itálica; Escola Eleática; Escola Atomística.
Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/philosophy/1933880-hist%C3%B3ria-da-filosofia-antiga/#ixzz21wCXUMZC
· Contexto Histórico
Contexto Histórico da Filosofia Antiga:
1. Pré-socrático: século VIIIa.C. a V a.C.
Os gregos fundam