Trabalho Escolar
2.Após essa pesquisa, qual a sua avaliação da atual situação da educação? O que precisa ser melhorado na sua opinião?
3.Qual a importância da sua obra para educadores, orientadores, professores e profissionais envolvidos com a educação?
4.Esse é seu primeiro livro? É a realização de um sonho?
5.O apoio da Editora é importante neste momento? Respostas:
Sim , e essa proposta surgiu a partir da experiência profissional que fui convivendo nas várias instituições em que trabalhei. Com o aprofundamento em pesquisas com a devida revisão bibliográfica, o intuito foi de buscar respostas do que vem a ser indisciplina, pois considero que esse tema deve ser mais explorado e discutido.
Mesmo que esta pesquisa tenha passado algum tempo da conclusão do Mestrado, a situação de nossa educação e suas interfaces não mudaram, aliás, todas as nuances relativas as questões disciplinares estão mais incisivas no ambiente escolar, como a indisciplina e as violências (fruto de nova pesquisa minha no Doutorado). Após esta pesquisa e vários outros estudos, estou mais convicto que nossa educação precisa ter um direcionamento educativo que se aproxime da realidade das comunidades escolares, ter sentido, em especial, para os alunos, que a educação seja instrumento de transformação social.
Esta obra faz uma abordagem das relações de poder que nossa sociedade acaba por replicar entre a convivência de indivíduos no espaço social que é a escola. Debate questões do disciplinamento e do que se configura como normalidade. Os instrumentos utilizados para se normalizar na escola, como os aparatos legais, os regimentos escolares e os livros de advertência são aparatos que buscam a disciplina, e aqueles que não se encaixam nessa convivência, são indisciplinados! Esta obra tem o propósito dar subsídios para educadores, pais e comunidade escolar em geral, de reflexões sobre o tema e possibilitar o