Preposição
Preposição é uma palavra invariável que liga dois elementos da oração, subordinando o segundo ao primeiro, ou seja, o regente e o regido. Isso significa que a preposição é o termo que liga substantivo a substantivo, verbo a substantivo, substantivo a verbo, adjetivo a substantivo, advérbio a substantivo, etc. Junto com as posposições e as raríssimas circumposições, as preposições formam o grupo das adposições.
Contração
Junção de algumas preposições com outras palavras, quando a preposição sofre redução.
Ex. do (de + o); neste (em + este); à (a + a); duma (de + uma)
Observação: Não se deve contrair a preposição "de" com o artigo que inicia o sujeito de um verbo, nem com o pronome "ele(s)", "ela(s)", quando estes funcionarem como sujeito de um verbo. Por exemplo, a frase "Isso não depende do professor querer" está errada, pois professor funciona como sujeito do verbo querer. Portanto a frase deve ser "Isso não depende de o professor querer" ou "Isso não depende de ele querer".
Combinação
Combinação, em gramática, é a junção de duas palavras em uma, sem perda de fonema. No português é comum ocorrer entre preposições e palavras de outras classes gramaticais. Diferencia-se da contração por não perder fonema.
Exemplo de combinação: "Vou ao parque" - ao é a combinação da preposição a com o artigo o.
Combinações mais recorrentes:
a (preposição) + o (artigo) = ao
a (preposição) + onde (advérbio) = aonde
a (preposição) + diante (advérbio) = adiante
Valores semânticos
Os valores das preposições:
As preposições ao ligarem palavras ou orações estabelecem determinados valores semânticos, isto é, determinados sentidos que serão definidos pelo contexto. Exemplo:
"Chega suado e