Por que promover a gestão democrática nas escolas publicas?
ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA URUBUPUNGÁ – AECU
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: MATEMÁTICA Prof.º. JOSÉ LAFAYETE OLIVEIRA GONSALVES
4º ano de Curso de Pedagogia
ALUNOS: LUIS ANTÔNIO PEDRO MARCELO LOPES DE MATOS IRMA GOMES FERRAZ MARLENE SOARES DA SILVA
Por que promover a gestão democrática nas escolas publicas?
Podemos começar a refletir sobre o tema definindo a palavra democracia:
Segundo o dicionário Aurélio, democracia é doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição equitativa do poder, ou seja, regime de governo que se caracteriza, em essência, pela liberdade do ato eleitoral, pela divisão de poderes e pelo controle da autoridade, isto é, dos poderes de decisão e de execução.
A partir da definição então podemos trazer às escolas públicas a participação das pessoas que estão diretamente ligadas a esta instituição tão importante para a sociedade. Além disso, fazer com que a sociedade se comprometa, participe e se envolva com a escola que seus filhos estudam através de projetos que além de chamar para si a sociedade, também mostram como funciona esta instituição educacional, porque o propósito não é apenas envolver a sociedade e sim fazer com que ela conheça o funcionamento da escola como um todo, como instituição pedagógica e administrativa, pois estamos falando de um bem público e não é de qualquer maneira que se gere um órgão de tamanha importância para a formação da sociedade como é a escola. Com um único objetivo a ser alcançado uma educação de qualidade, que prepare o individuo para todos os setores da sua vida, para ser um cidadão consciente e bem sucedido.
A participação da família no desenvolvimento pedagógico do aeducando é muito importante, pois a partir do momento que conhecemos o histórico familiar da clientela da escola podemos assim planejar